Saúde e Odontológico Aquisição da Dental PLAN, lançamento de produtos e ampliação da certificação digital. + Saiba Mais
Automóveis Aumento da capilaridade, novos produtos e melhorias em precificação e gestão de sinistros. + Saiba Mais
Ramos Elementares Aprimoramento da política de aceitação de riscos e lançamento de novos produtos. + Saiba Mais
Pessoas (Vida e Previdência) Lançamento do Portal "Previdência Sem Blá Blá Blá" e adoção de novas tábuas atuariais. + Saiba Mais
Gestão de Ativos R$ 19,6 bilhões de ativos sob gestão, com classificação AMP-1 Muito Forte da S&P. + Saiba Mais

Relatório nível de aplicação


* Suplemento Setorial em sua versão final


1. Estratégia e Análise
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
1.1 Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia. Completo Mensagem do Presidente do Conselho (pg. 4)
Mensagem do Presidente (pg. 6)
Estratégia > O setor de seguros (pg. 31 e 32) + Estratégia de Crescimento (pgs. 32 e 33)
1.2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades. Completo Mensagem do Presidente do Conselho (pg. 4)
Mensagem do Presidente (pg. 6)
Estratégia > O setor de seguros (pgs. 31 e 32) + Estratégia de Crescimento (pgs. 32 e 33)
Desempenho Socioambiental > Governança e Gestão da Sustentabilidade (quadro pg. 43)
Demonstrações Financeiras – Notas Explicativas – Nota 5. Gestão de Riscos
2. Perfil Organizacional
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
2.1 Nome da organização. Completo Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pg. 10)
2.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços. Completo Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pg. 10) + Segmentos de  negócios (pg. 12 a 15)
Estratégia > Estratégia de Crescimento (pg. 33)
Desempenho Econômico Financeiro > Desempenho dos Segmentos de Negócios (pgs. 73 a 75)
2.3 Estrutura operacional da organização, incluindo principais divisões, unidades operacionais, subsidiárias e joint ventures. Completo Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pgs. 10 e 11)
2.4 Localização da sede da organização. Completo Rua Beatriz Larragoiti Lucas, 121 Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ 20211-903
2.5 Número de países em que a organização opera e nome dos países em que suas principais operações estão localizadas ou são especialmente relevantes para as questões de sustentabilidade cobertas pelo relatório. Completo A Companhia opera somente no Brasil.
2.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade. Completo Sociedade Anônima, empresa privada de capital aberto
2.7 Mercados atendidos
(incluindo discriminação geográfica, setores atendidos e tipos de clientes/beneficiários).
Completo Os clientes da SulAmérica são divididos em pessoas físicas e pessoas jurídicas. Em Automóveis e Ramos Elementares e Vida e Previdência, a maior incidência é de pessoas físicas, enquanto que em Saúde e Odontológico e Investimentos a maior incidência é de pessoas jurídicas.
Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pg. 10) + Segmentos de  negócios (pg. 12 a 15)
2.8 Porte da organização. Completo Ver nas demonstrações financeiras
2.9 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório referentes a porte, estrutura ou participação acionária. Completo Mês a Mês (pgs. 35 a 40)
2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório. Completo Mês a Mês (pgs. 35 a 40)
3. Parâmetros para o Relatório
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
3.1 Período coberto pelo relatório (como ano contábil/civil) para as informações apresentadas. Completo Sobre o Relatório > Escopo e Abrangência (pg. 81)
3.2 Data do relatório anterior mais recente (se houver). Completo 30.03.2011
3.3 Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal etc.). Completo Anual
3.4 Dados para contato em caso de perguntas relativas ao relatório ou seu conteúdo. Completo Sobre o Relatório > Formato e mais informações (pg. 83)
3.5 Processo para a definição do conteúdo do relatório, incluindo: a) determinação da materialidade; b) priorização de temas dentro do relatório; c) identificação de quais stakeholders a organização espera que usem o relatório. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Engajamento
com partes interessadas (pg. 43)
Sobre o Relatório > Matriz de Materialidade (pg. 81 a 83)
3.6 Limite do relatório
(como países, divisões, subsidiárias, instalações arrendadas, joint ventures, fornecedores).
Completo Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pg. 10 e 11)
Sobre o Relatório > Escopo e abrangência (pg. 81)
3.7 Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou ao limite do relatório. Completo Sobre o Relatório > Escopo e abrangência (pg. 81)
3.8 Base para a elaboração do relatório no que se refere a joint ventures, subsidiárias, instalações arrendadas, operações terceirizadas e outras organizações que possam afetar significativamente a comparabilidade entre períodos e/ou entre organizações. Completo Perfil e Segmentos de Negócios > Saúde e Odontológico (pg. 12) + Automóveis (pg. 13)
Mês a Mês (pg. 35 a 40)
3.9 Técnicas de medição de dados e as bases de cálculos, incluindo hipóteses e técnicas, que sustentam as estimativas aplicadas à compilação dos indicadores e outras informações do relatório. Completo Quando necessário, as técnicas utilizadas para o cálculo dos dados encontram-se em notas explicativas, abaixo das tabelas, ou são explicadas nos próprios textos.
3.10 Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para tais reformulações (como fusões ou aquisições, mudança no período ou ano-base, na natureza do negócio, em métodos de medição). Completo As informações deste relatório não apresentam reformulações significativas sobre informações divulgadas em relatórios anteriores. Nos dados onde houver mudança na metodologia será colocada uma nota explicativa sobre a mudança e os dados de 2010 e 2009 serão reapresentados utilizando a nova forma de cálculo.
Governança Corporativa > Estrutura de Governança > Auditoria e Combate a Fraude > Auditorias Interna e Externa (pg. 23)
Sobre o Relatório > Escopo e Abrangência (pg. 81)
3.11 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório Completo Todas as mudanças significativas de métodos de medição em relação a 2010 estão notificadas no próprio texto, planilha ou gráfico a que se refere a mudança. Mudanças significativas de escopo podem ser encontradas na seção mês a mês
(pg. 35 a 40).
3.12 Tabela que identifica a localização das informações no relatório Completo Índice Remissivo GRI (pg. 85 a 92)
3.13 Política e prática atual relativa à busca de verificação externa para o relatório. Completo Sobre o Relatório > Escopo e Abrangência (pg. 81)
4. Governança, Compromissos e Engajamento
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
4.1 Estrutura de governança da organização, incluindo comitês sob o mais alto órgão de governança responsável por tarefas específicas, tais como estabelecimento de estratégia ou supervisão da organização. Completo Governança Corporativa > Estrutura de Governança Corporativa (pg. 17 a 20)
4.2 Indicação caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor executivo (e, se for o caso, suas funções dentro da administração da organização e as razões para tal composição). Completo Governança corporativa > Estrutura de Governança Corporativa > Conselho de Administração (pg. 18)
4.3 Para organizações com uma estrutura de administração unitária, declaração do número de membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança. Completo Governança Corporativa > Estrutura de Governança Corporativa > Conselho de Administração (pg. 18)
4.4 Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou dêem orientações ao mais alto órgão de governança. Completo Governança Corporativa > Estrutura de Governança Corporativa > Conselho de Administração (pg. 18) + Boas Práticas de Governança (pg. 22)
4.5 Relação entre remuneração para membros do mais alto órgão de governança, diretoria executiva e demais executivos (incluindo acordos rescisórios) e o desempenho da organização (incluindo desempenho social e ambiental). Completo Governança Corporativa > Estrutura de Governança Corporativa > Políticas Corporativas (pg. 21)
4.6 Processos em vigor no mais alto órgão de governança para assegurar que conflitos de interesse sejam evitados. Completo Governança corporativa > Estrutura de Governança corporativa > Políticas Corporativas da Companhia (pg. 21, 22)
DF Nota Explicativa N. 20
4.7 Processo para determinação das qualificações e conhecimento dos membros do mais alto órgão de governança para definir a estratégia da organização para questões relacionadas a temas econômicos, ambientais e sociais. Completo Governança Corporativa > Estrutura de Governança corporativa > Conselho de Administração > Comitês de Assessoramento do Conselho (pg. 20)
4.8 Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes para o desempenho econômico, ambiental e social, assim como o estágio de sua implementação. Completo Contra capa (pg. 2)
Governança Corporativa > Auditoria e Combate a Fraude > Controles Internos e Compliance (pg. 24)
Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Direitos humanos (pg.54)
4.9 Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a identificação e gestão por parte da organização do desempenho econômico, ambiental e social, incluindo riscos e oportunidades relevantes, assim como a adesão ou conformidade com normas acordadas internacionalmente, códigos de conduta e princípios. Completo Governança Corporativa > Conselho de Administração > Comitês de Assessoramento do Conselho (pg. 20)
4.10 Processos para a autoavaliação do desempenho do mais alto órgão de governança, especialmente com respeito ao desempenho econômico, ambiental e social. Completo Governança Corporativa > Estrutura de Governança Corporativa > Conselho de Administração (pg.18)
4.11 Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução. Completo Governança Corporativa > Gerenciamento de Riscos (pg. 25 a 27)
Ver também DFs Nota Explicativa N.5 Gestão de Riscos
4.12 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa. Completo Governança Corporativa > Órgãos e Agências Reguladores + Compromissos Voluntários Assumidos (pg. 28)
4.13 Participação em associações (como federações de indústrias) e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa em que a organização: a) possui assento em grupos responsáveis pela governança corporativa; b) integra projetos e comitês; c) contribui com recursos de monta além da taxa básica como organização associada; d) considera estratégica sua atuação como associada. Completo Governança Corporativa > Compromissos Voluntários Assumidos (pg. 28)
4.14 Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização. Completo Desempenho Socioambiental > Engajamento com Partes Interessadas (pg. 43)
Sobre o relatório > Matriz de Materialidade (Nota de rodapé pg. 81)
4.15 Base para a identificação e seleção de stakeholders com os quais se engajar. Completo Desempenho Socioambiental > Engajamento com Partes Interessadas (pg. 43)
Sobre o relatório > Matriz de Materialidade (Nota de rodapé pg. 81)
4.16 Abordagens para o engajamento dos stakeholders, incluindo a freqüência do engajamento por tipo e grupo de stakeholders. Completo Governança Corporativa > Órgãos e Agências Reguladores (pg.28)
Desempenho Socioambiental > Engajamento com Partes Interessadas (pg. 43) + Corretores (pg. 57)
4.17 Principais temas e preocupações que foram levantados por meio do engajamento dos stakeholders e que medidas a organização tem adotado para tratá-los. Completo Sobre o Relatório > Matriz de Materialidade (pg. 81)
Indicadores de Desempenho Econômico
Forma de Gestão:
   
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ASPECTO: DESEMPENHO ECONÔMICO
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados, doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital e governos. Completo Desempenho Socioambiental > Sociedade > Investimento Social > Balanço das Iiniciativas em 2011 (pg. 60)
Demonstrações Financeiras > Demontração de Valor Adicionado (DVA)
Ver a distribuição do valor adicionado para:
Pessoal (colaboradores)
Impostos, Taxas e Contribuições (Governo)
Remuneração de Capitais de Terceiros
Remuneração de Capitais Próprios (Acionistas)
EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização devido a mudanças climáticas. Parcialmente Mensagem do Presidente do Conselho de Administração (pg. 4)
Mensagem do Presidente (pg.7)
Desempenho Econômico-Financeiro > Desempenho dos Segmentos de Negócios > Automóvel (pg. 74) + Ramos Elementares (pg. 75)
EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Remuneração e benefícios > Plano de Previdência (pg. 49)
EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo. Completo A SulAmérica não recebeu ajuda financeira significativa do governo em 2011
ASPECTO: PRESENÇA NO MERCADO
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EC5 Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Remuneração e benefícios > Dispersão salarial (pg. 50)
EC6 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes. Completo Desempenho Socioambiental > Prestadores de Serviços e Fornecedores (pg. 58)
EC7 Procedimentos para contratação local e proporção de membros de alta gerência recrutados na comunidade local em unidades operacionais importantes. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Recrutamento e Seleção (pg. 51)
ASPECTO: IMPACTOS ECONÔMICOS INDIRETOS
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EC8 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos, principalmente para benefício público, por meio de engajamento comercial, em espécie ou atividades pro bono. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Sociedade > Investimento Social (pg. 62)
EC9 Identificação e descrição de impactos econômicos indiretos significativos, incluindo a extensão dos impactos. Não  
Indicadores de Desempenho Ambiental
Forma de Gestão:
   
página 64
ASPECTO: MATERIAIS
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EN1 Materiais usados, por peso ou volume. Completo Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Consumo de Materiais (papel e plástico) (pg. 67)
EN2 Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem. Completo Desempenho Socioambiental > Ambiental > Gestão de Resíduos (Destinação de resíduos e reciclagem pg. 68)
ASPECTO: ENERGIA
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EN3 Consumo de energia direta, discriminado por fonte de energia primária. Completo Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Recursos Naturais (água e energia) (pg. 65)
EN4 Consumo de energia indireta, discriminado por fonte primária. Completo Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Recursos Naturais (água e energia) (pg. 65)
EN5 Energia economizada devido a melhorias em conservação e eficiência. Completo Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Recursos Naturais (água e energia) (pg. 64)
EN6 Iniciativas para fornecer produtos e serviços com baixo consumo de energia ou que usem energia gerada por recursos renováveis e a redução na necessidade de energia resultante dessas iniciativas. Completo Não há iniciativas ou acordos com os prestadores de serviços para oferecimento de produtos e serviços com baixo consumo de energia.
Em 2012, serão realizados estudos para que os produtos Residencial, Condomínio e Empresarial forneçam serviços que contribuam para a economia de energia dos imóveis/estabelecimentos.
EN7 Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta e as reduções obtidas. Completo Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Recursos Naturais (água e energia) (pg. 64)
ASPECTO: ÁGUA
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EN8 Total de retirada de água, por fonte. Completo Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Recursos Naturais (água e energia) (pg. 65)
EN9 Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água. Completo A SulAmérica não afeta significativamente nenhuma de suas fontes de retirada de água, principalmente pelo fato de suas unidades estarem localizadas dentro de centros urbanos.
EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada. Completo Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Recursos Naturais (água e energia) (pg. 65)
ASPECTO: BIODIVERSIDADE
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EN11 Localização e tamanho da área possuída, arrendada ou administrada dentro de áreas protegidas, ou adjacente a elas, e áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. Completo A SulAmérica não tem, arrenda ou administra propriedades dentro de áreas protegidas ou adjacentes a elas e em áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. O tema Biodiversidade não teve relevância no Teste de Materialidade realizado pela companhia.
EN12 Descrição de impactos significativos na biodiversidade de atividades, produtos e serviços em áreas protegidas e em áreas com alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. Completo A SulAmérica, pela natureza dos serviços prestados e por atuar nos principais centros urbanos, não causa impactos significativos na biodiversidade.  O tema Biodiversidade não teve relevância no Teste de Materialidade realizado pela companhia.
EN13 Habitats protegidos ou restaurados. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Conscientização e Mobilização (pg. 68)
EN14 Estratégias, medidas em vigor e planos futuros para a gestão de impactos na biodiversidade. Completo A SulAmérica, pela natureza dos serviços prestados e por atuar nos principais centros urbanos, não causa impactos significativos na biodiversidade. O tema Biodiversidade não teve relevância no Teste de Materialidade realizado pela companhia.
EN15 Número de espécies na Lista Vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats em áreas afetadas por operações, discriminadas pelo nível de risco de extinção. Completo A SulAmérica, pela natureza dos serviços prestados e por atuar nos principais centros urbanos, não causa impactos significativos na biodiversidade ou em espécies na Lista Vermelha da IUCN ou outras listas nacionais de conservação.
ASPECTO: EMISSÕES, EFLUENTES E RESÍDUOS
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, por peso. Completo Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Emissões de Gases de Efeito Estufa GEE) (pg. 66)
EN17 Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeito estufa, por peso. Completo Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Emissões de Gases de Efeito Estufa GEE) (pg. 66)
EN18 Iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as reduções alcançadas. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Meio Ambiente > Emissões de Gases de Efeito Estufa GEE (pg. 66)
EN19 Emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio, por peso. Completo De acordo com o levantamento no Inventário de Emissões GEE de 2010, esses gases não apresentaram relevância na matriz de emissões da Companhia.
EN20 NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas, por tipo e peso. Completo De acordo com o levantamento no Inventário de Emissões GEE de 2010, esses gases não apresentaram relevância na matriz de emissões da Companhia.
EN21 Descarte total de água, por qualidade e destinação. Completo A SulAmérica não produz descarte de água além daquele proveniente de água coletada da chuva e esgoto doméstico.
EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de descarte. Completo Desempenho Socioambiental > Sociedade > Investimento Social (pg. 63) + Gestão de Resíduos Sólidos (pg. 68)
EN23 Número e volume total de derramamentos significativos. Completo Não houve registro de derramamentos em 2011.
EN24 Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da Convenção da Basiléia13– Anexos I, II, III e VIII e percentual de carregamentos de resíduos transportados internacionalmente. Não  
EN25 Identidade, tamanho, situação de proteção e valor de biodiversidade de corpos aquáticos e habitats relacionados, afetados pelos descartes de água e escoamentos da organização. Completo A Companhia não realiza descarte de água ou drenagem, portanto não afeta corpos de água e habitats com alto ínidce de biodiversidade.
ASPECTO: PRODUTOS E SERVIÇOS
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EN26 Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e serviços, e o alcance de tais iniciativas. Completo Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pg. 12)
Desempenho Socioambiental > Meio ambiente > Recursos naturais(água e energia) (pg. 65) + Consumo de Materiais  (pg. 67)
EN27 Percentual de produtos vendidos e de suas embalagens que tenham sido reaproveitados, por categoria. Completo Desempenho Socioambiental > Meio ambiente > Gestão de resíduos > Vidros (pg. 68)
ASPECTO: CONFORMIDADE
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EN28 Valor monetário de multas significativas e número total e sanções não monetárias por não conformidade com leis ambientais e normas. Completo A Companhia não registrou nenhuma multa ou sanção por leis e regulamentos ambientais.
ASPECTO: TRANSPORTE
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EN29 Impactos ambientais significativos do transporte de produtos e outros bens e materiais usados nas operações da organização, e transporte de membros da força de trabalho. Completo Desempenho Socioambiental > Meio ambiente > Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) (pg. 66)
ASPECTO: GERAL
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
EN30 Gastos e investimentos totais em proteção ambiental, por tipo. Não  
Indicadores de Desempenho Referentes a Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente
Forma de Gestão:
   
página 43
ASPECTO: EMPREGO
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
LA1 Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região. Completo Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pg. 11)
Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Empregados por tipo de contrato de trabalho, gênero e região (pg. 44)
LA2 Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região.  Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Rotatividade dos colaboradores (pg. 48)
LA3 Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados pelas principais operações. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Remuneração e Benefícios (pg. 49)
ASPECTO: RELAÇÕES ENTRE OS TRABALHADORES E A GOVERNANÇA
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
LA4 Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva.  Completo Todos os empregados são abrangidos pela Convenção Coletiva dos Securitários (CCT). Para o ano de 2011 foram determinados percentuais específicos para as funções de Call Center.
Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Remuneração e Benefícios (pg. 49)
LA5 Prazo mínimo para notificação com antecedência referente a mudanças operacionais, incluindo se esse procedimento está especificado em acordos de negociação coletiva. Completo As negociações coletivas não incluem uma cláusula que especifique prazo mínimo para informar os colaboradores a respeito de mudanças operacionais, como alterações de endereço. A Companhia adota, contudo, uma prática de  avisar com antecedência a todos os envolvidos na mudança, bem como de recolocação dos colaboradores em nível  gerencial que não optarem pela mudança, dando tempo hábil para que possam fazer a mudança. A Companhia tem uma política de transferência de funcionários nível gerencial com um pacote de benefícios oferecidos.
ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
LA6 Percentual dos empregados representados em comitês formais de segurança e saúde, compostos por gestores e por trabalhadores, que ajudam no monitoramento e aconselhamento sobre programas de segurança e saúde ocupacional. Completo 100% dos funcionários e gestores são representados em comitês formais de segurança e saúde do trabalho. A equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é dimensionada pela Portaria 3.214 de 08.06.1978, que também determina as suas atividades. A Brigada Voluntária de Incêndio (BVI) é dimensionada pelo SESMT de acordo com as características dos prédios, atuando na Prevenção Ativa contra incêndios e no Controle do Pânico. Somente as unidades da Matriz no Rio de Janeiro e Morumbi em São Paulo tem obrigatoriedade de formação da CIPA. As unidades de Belém, Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba,  Fortaleza, Goiânia,  Manaus, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador  e Vitória apesar de um número reduzido do quadro de funcionários também tem CIPA.
LA7 Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Saúde e Segurança (pg. 53)
LA8 Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco em andamento para dar assistência a empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Programas de Qualidade de Vida (pgs. 52 e 53) + Investimento Social (pg. 62)
LA9 Temas relativos a segurança e saúde cobertos por acordos formais com sindicatos.  Completo Estão previstos em Convenção Coletiva apenas o auxílio doença e eventuais complementações, seguro de vida e acidentes pessoais e assistência médica e/ou plano de saúde. Os itens relativos à segurança e saúde ocupacional, apesar de não incluídos na CCT, são rigorosamente cumpridos seguindo a legislação vigente e as práticas de gestão da Companhia.
ASPECTO: TREINAMENTO E EDUCAÇÃO
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
LA10 Média de horas de treinamento por ano por empregado, por categoria de empregado. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Treinamento > Universas (pg. 52)
LA11 Programas para gestão de habilidades e aprendizado contínuo, que deem suporte à empregabilidade dos funcionários e os auxilie na gestão do final de suas carreiras. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Diversidade e Igualdade de Oportunidades (pg. 48) + Treinamento (pg. 51)
LA12 Percentual dos funcionários que recebem avaliações periódicas de performance e planejamento de carreira. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Avaliação de Desempenho (pg. 51)
ASPECTO: DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
LA13 Composição dos grupos de governança e quebra por categoria de empregado, em relação a gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Perfil dos Colaboradores (pg. 45 a 47)
LA14 Proporção do salário básico entre homens e mulheres, por categoria de empregado. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Remuneração e Benefícios > Dispersão Salarial (pg. 50)
LA15 Retorno ao trabalho e as taxas de retenção após a licença parental, por sexo. Completo No ano de 2011, tiveram direito  a licença maternidade 116 funcionárias. Destas, 114 retornaram ao término da licença e 107 continuaram a trabalhar após os doze meses subsequentes. Um índice de 98% de retenção.
O controle de licença paternidade é realizado pelo próprio funcionário junto ao gestor imediato e não há controle do departamento de RH sobre os mesmos.
Indicadores de Desempenho Referentes a Direitos Humanos
Forma de Gestão:
   
página 54
ASPECTO: PRÁTICAS DE INVESTIMENTO E DE PROCESSOS DE COMPRA
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
HR1 Percentual e número total de contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos ou que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos. Completo Desempenho Socioambiental > Prestadores de Serviços e Fornecedores (pg. 59)
HR2 Percentual de empresas contratadas e fornecedores críticos que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos e as medidas tomadas. Completo Desempenho Socioambiental > Prestadores de Serviços e Fornecedores (Quadro pg. 59)
HR3 Total de horas de treinamento para empregados em políticas e procedimentos relativos a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações, incluindo o percentual de empregados que recebeu treinamento. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Direitos Humanos (pg. 54)
ASPECTO: NÃO-DISCRIMINAÇÃO
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
HR4 Número total de casos de discriminação e as medidas tomadas. Parcialmente Metas 2012: A Companhia não tem um controle preciso de acompanhamento de incidentes por discriminação. Portanto tem como meta melhorar o controle e análise dos macro-processos recebidos e individualização de processos por situação.
ASPECTO: LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
HR5 Operações identificadas em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva pode estar correndo risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito. Completo Em 2011 não foram registrados casos onde a negociação coletiva e liberdade de associação tenham sido cercidos em todas as unidades da Companhia.       
Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Remuneração e Benefícios (pg. 49)
ASPECTO: TRABALHO INFANTIL
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
HR6 Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil. Completo Desempenho Socioambiental > Prestadores de Serviços e Fornecedores (pg. 59)
ASPECTO: TRABALHO FORÇADO OU ANÁLOGO AO ESCRAVO
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
HR7 Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação do trabalho forçado ou análogo ao escravo. Completo Desempenho Socioambiental > Prestadores de Serviços e Fornecedores (pg. 58 e 59)
ASPECTO: PRÁTICAS DE SEGURANÇA
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
HR8 Percentual do pessoal de segurança submetido a treinamento nas políticas ou procedimentos da organização relativos a aspectos de direitos humanos que sejam relevantes às operações. Completo Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Prestadores de Serviços e Fornecedores (pg. 58)
ASPECTO: DIREITOS INDÍGENAS
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HR9 Número total de casos de violação de direitos dos povos indígenas e medidas tomadas. Completo Não houve registro em 2011 de ocorrências relacionadas à violação de direitos indígenas na empresa.
HR10 Percentual e número total de operações que tenham sido sujeitos a revisões de direitos humanos e/ou avaliações de impacto. Completo Não houve revisão de direitos humanos e/ou avaliações de impacto realizadas em 2011 em nenhuma das operações da Companhia no Brasil,  único país em que atua.
HR11 Número de queixas relacionadas com os direitos humanos arquivados, tratados e resolvidos através de mecanismos de reclamação formal Parcialmente Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Direitos Humanos (pg. 54)
Indicadores de Desempenho Social Referente à Sociedade
Forma de Gestão:
   
página 60
ASPECTO: COMUNIDADE
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SO1 Natureza, escopo e eficácia de quaisquer programas e práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades, incluindo a entrada, operação e saída. Parcialmente A empresa não possui programas de avaliação e gestão de risco de suas operaçãos por se tratar de prestação de serviços e ter suas unidades localizadas nos principais centros urbanos do país.
ASPECTO: CORRUPÇÃO
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SO2 Percentual e número total de unidades de negócios submetidas a avaliações de riscos relacionados a corrupção. Completo Todas as unidades da Companhia são submetidas às políticas contidas no Sistema de Gerenciamento de Riscos NULLRISK e à análise de riscos quanto à corrupção e lavagem de dinheiro. Além disso, foi criado em 2011 um programa institucional de combate e prevenção à lavagem de dinheiro em linha com as regulamentações sobre o assunto. Para aculturar os empregados sobre o tema é compulsório que todos realizem os cursos de combate à fraude e combate à lavagem de dinheiro.
SO3 Percentual de empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção da organização. Completo Governança Corporativa > Auditoria e Combate a Fraude > Controles Internos e Compliance (pg. 24)
Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Direitos Humanos (pg. 54)
SO4 Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção. Completo Governança Corporativa > Auditoria e Combate a Fraude > Controles Internos e Compliance (pg. 24) + Combate a Fraudes e Lavagem de Dinheiro (pg. 25)
ASPECTO: POLÍTICAS PÚBLICAS
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SO5 Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políticas públicas e lobbies. Completo A Companhia participa da elaboração de normas externas, quando há audiência pública convocada pelos órgãos reguladores, bem como participa dos comitês e grupos de trabalho das diversas confederações representativas do setor. Com relação a lobbies há expressa recomendação no Código de Compliance que os funcionários não devem  se envolver em atividades de lobby em favor da SulAmérica. Em 2011 foram estabelecidas diretrizes no relacionamento com associações e entidades de classes e com autoridades de fiscalização e regulamentação.
SO6 Valor total de contribuições financeiras e em espécie para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país. Completo Governança Corporativa > Auditoria e Combate a Fraude > Controles Internos e Compliance (pg. 24)
ASPECTO: CONCORRÊNCIA DESLEAL
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SO7 Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados. Completo Não houve ações judiciais registradas por concorrência desleal em 2011.
ASPECTO: CONFORMIDADE
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SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos. Completo Em 2011 não tivemos multas significativas, consideradas acima de R$ 1 milhão, resultantes de não conformidades com leis e regulamentos.
SO9 Operações com significativos potenciais ou reais impactos negativos sobre as comunidades locais Completo As Unidades da SulAmérica no Rio de Janeiro e em São Paulo, estão localizadas em grandes centros urbanos e, ao mesmo tempo, rodeadas por bairros residenciais e comunidades.
O grande número de funcionários e clientes que circulam nesses endereços pode gerar algum impacto para a comunidade local em relação a tráfego de veículos. Além disso, não registramos nenhum outro impacto negativo.
A SulAmérica procura trabalhar em prol do desenvolvimento local, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e criação de empregos.
SO10 Medidas de prevenção e mitigação implementadas nas operações com significativo atual ou potencial impacto significativo nas comunidades locais. Completo Não foram registrados impactos negativos, portanto, não houve plano ou medida de prevenção.
Indicadores de Desempenho Referentes à Responsabilidade pelo Produto
Forma de Gestão:
   
página 55
ASPECTO: SAÚDE E SEGURANÇA DO CLIENTE
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PR1 Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Clientes > Produtos e Serviços (pg. 55) + Ouvidoria (pg. 56)
PR2 Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante o ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado. Completo Não houve casos de não conformidade.
Os produtos para serem comercializados são aprovados pelos órgãos reguladores em linha com as regulamentações dos mesmos. Em face disto, não tivemos casos de não conformidade relacionados aos impactos causados por produtos e serviços.
ASPECTO: ROTULAGEM DE PRODUTOS E SERVIÇOS
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PR3 Tipo de informação sobre produtos e serviços exigida por procedimentos de rotulagem, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a tais exigências. Completo Desempenho Socioambiental > Clientes > Produtos e Serviços (pg. 55)
PR4 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultado. Completo Para responder a esse indicador, consideramos rotulagem como apólice de seguro e não conformidade a negativa de cobertura do sinistro. Dessa forma, entendemos que não há como afirmar que  houve, de fato, não conformidade com regulamentos  e códigos.
A não cobertura de sinistros de Auto e Ramos Elementares considera as ações ajuizadas por segurados que discutem a negativa ao pagamento de indenização por falta de cobertura ou por risco excluído.
De Janeiro à Dezembro de 2011 recebemos 515 processos dos quais ainda estão em andamento 277 processos e 238 foram encerrados.
A não cobertura de sinistros de Saúde considera as ações ajuizadas por segurados que discutem a negativa ao pagamento de indenização por falta de cobertura ou por risco excluído
De Janeiro à Dezembro de 2011 recebemos 3632 processos dos quais ainda estão em andamento 2453 processos e 1179 foram encerrados.
Também em 2011 a área de Saúde recebeu 130 autos de infração lavrados pela ANS, dos quais, 53 se referiram a eventuais descumprimento da lei ou do contrato sob a alegação de negativa de cobertura. Tais autos de infração ainda não foram julgados, o que só deve ocorrer em 2012.
A não cobertura de sinistros de Vida e Previdência considera as ações ajuizadas por segurados que discutem a negativa ao pagamento de indenização por  falta de cobertura ou por risco excluído
De Janeiro à Dezembro de 2011 recebemos 56 processos dos quais ainda estão em andamento 45 processos e 11 foram encerrados.
PR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação. Parcialmente Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pg. 15)
Desempenho Socioambiental > Clientes (pg. 54) + Produtos e Serviços > Produtos e serviços diferenciados (pg. 55) + Atendimento a clientes (pg. 56) + Ouvidoria (pg. 56) + Comunicação e Marketing (pg. 57) + Meio Ambiente (pg. 64)
ASPECTO: COMUNICAÇÕES DE MARKETING   
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PR6 Programas de adesão às leis, normas e códigos voluntários relacionados a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio. Completo Desempenho Socioambiental > Clientes > Comunicação e Marketing (pg.57)
PR7 Número total de casos de não-conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado.  Completo Não houve caso de incidente ou não conformidade em 2011.
No início de 2011, houve uma decisão a favor da SulAmérica, de uma representação apresentada no final de 2010 no Conar, contra a campanha “Se aborrecer pra quê?” com foco em produtos de previdência.
ASPECTO: CONFORMIDADE
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
PR8 Número total de reclamações comprovadas relativas a violação de privacidade e perda de dados de clientes. Completo Em 2011 houve o registro de uma reclamação de violação da privacidade de cliente, recebido pelo canal de atendimento da SulAmérica. O caso de falha no cadastro do cliente resultou na correção do email do reclamante e motivou a alteração no script dos atendentes que passaram a confirmar/atualizar alguns dados do segurados/dependentes.
ASPECTO: COMPLIANCE
Indicador Descrição Reportado Página PDF/Respostas
PR9 Valor monetário de multas (significativas) por não-conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços. Completo Desempenho Socioambiental > Clientes > Produtos e Serviços (pg. 55)
Setoriais
 
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FS1 Políticas específicas com componentes ambientais e sociais aplicadas nas linhas de negócio. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Governança e Gestão da Sustentabilidade (pg. 43)
FS2 Procedimentos de avaliação e seleção de riscos ambientais e sociais nas linhas de negócios. Completo Por não ter políticas com componentes socioambientais, a Companhia não definiu os processos de avaliação e seleção dos riscos ambientais e sociais em sua linha de negócios.
Mesmo sem uma política, a Companhia já identificou alguns processos e procedimentos onde há uma análise de riscos socioambientais.
Desempenho Socioambiental > Prestadores de Serviços e Fornecedores (pg. 58 e 59)
FS3 Descrição dos processos de monitoramento do cliente com respeito à implementação e a conformidade às exigências ambientais e sociais inclusas nos acordos ou operações. Completo A SulAmérica não faz o monitoramento de conformidade dos clientes com padrões ambientais e sociais, salvo aqueles presentes nas condições gerais aprovadas junto às agências reguladoras.
FS4 Descrição do(s) processo(s) para melhoria de competência do pessoal para implementação de políticas e procedimentos ambientais e sociais aplicados as linhas de negócio. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Governança e gestão da sustentabilidade (pg. 43) + Capital Humano > Treinamento > Disseminar o conceito de sustentabilidade (pg. 52)
FS5 Descrição das interações com clientes e outros stakeholders com respeito a riscos e oportunidades ambientais e sociais. Parcialmente Governança Corporativa > Órgãos e Agências Reguladores  (pg. 28)
Desempenho Socioambiental > Clientes (pg. 54) + Produtos e Serviços > Produtos e serviços diferenciados (pg. 55 e 56) + Prestadores de Serviços e Fornecedores > Prestação de Serviços e entretenimento (pg. 64) + Meio Ambiente > Emissões de Gases de efeito estufa (GEE) (pg. 66)
FS6 Percentual da carteira para linhas de negócio por região específica, tamanho e setor. Parcialmente Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (gráficos prêmios por região pgs. 12, 13, 14 e 15)
FS7 Valor monetário de produtos e serviços projetados para trazer um benefício social específico para cada linha de negócio discriminado por propósito. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Clientes > Produtos e Serviços > Produtos e serviços diferenciados (pg. 55 e 56)
FS9 Extensão e freqüência das auditorias para avaliar a implementação de políticas ambientais e sociais e de procedimentos de avaliação de risco. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Fornecedores e Prestadores de Serviços (pg. 59)
Sobre o relatório > Escopo e Abrangência (pg.81)
FS10 Percentual e número de empresas na carteira da instituição com as quais a organização informante interagiu em questões ambientais ou sociais. Parcialmente Não é possível estabelecer uma percentagem e número de empresas com as quais a Companhia interage em questões socioambientais, uma vez que muitas das iniciativas utilizam ferramentas eletrônicas para disseminação e informação (ex. Campanhas de Marketing Direto) que muitas vezes atingem toda a base de clientes, corretores e prestadores.
Diversas áreas da empresa realizam iniciativas de interação junto a clientes, corretores e prestadores. Ver FS5.
FS11 Percentual de ativos sujeitos à triagem ambiental ou social positiva ou negativa. Parcialmente A Sul America Investimentos desenvolveu em 2011 uma política de investimentos responsáveis que inclui as seguintes normas e procedimentos:
Os investimentos efetuados deverão considerar aspectos de questões de sustentabilidade e governança corporativa, devendo a equipe técnica desenvolver, aperfeiçoar e utilizar ferramentas de análise socioambientais e de governança;
Nos processos internos de seleção de investimento, a equipe deve ser criteriosa e considerar e promover os princípios de responsabilidade social nos seus investimentos, incluindo:
Na apresentação de business cases incluir ao menos uma página descrevendo a atual situação da empresa dentro dos 3 diferentes focos de investimento responsável: Governança; Social; Ambiental; Verificar se a empresa atualmente possui reportes sobre sustentabilidade e em qual o nível da empresa;
Os recursos investidos pela Sul America Investimentos, em sua grande parte, são compostos por títulos públicos federais, os quais, por não haver opção de escolha com mesmo grau de risco de investimentos, não devem fazer parte deste processo. No entanto, de forma gradativa e consistente, a parcela de recursos em ações e títulos privados tem crescido em nossos portfólio. Estes ativos estarão sujeitos à nossa politica de investimento responsável.
Tal política reflete a visão de que os temas ESG são realmente importantes e podem influenciar a performance dos portfólios no longo prazo. Portanto, o gerenciamento destes riscos e contribuição para melhores práticas devem ser considerados, para assegurarem suas obrigações fiduciárias.
Como a política foi criada em novembro de 2011, ainda não foi colocada em prática e portanto não há como medir o percentual de ativos sujeitos a triagem ambiental e social
FS12 Política(s) de voto aplicada(s) a questões ambientais ou sociais para ações sobre as quais a organização informante tem direito a ações com voto ou aconselhamento na votação. Parcialmente Em 2011 a Sul América Investimentos, fez uma alteração em sua política de voto aplicada a questões socioambientais, instituindo no artigo terceiro, item I.c sobre avaliação de questões relacionadas a sustentabilidade.
FS13 Acesso a serviços financeiros em áreas pouco populosas ou em desvantagem econômica por tipo de acesso. Parcialmente Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pg. 14)
FS14 Iniciativas para melhorar o acesso de serviços financeiros a pessoas desfavorecidas. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Capital Humano > Diversidade e Igualdade de Oportunidades (pg. 48)
FS15 Políticas para o correto desenvolvimento e venda de produtos e serviços financeiros. Parcialmente Desempenho Socioambiental > Direitos Humanos (pg. 54) + Produtos e Serviços (pg. 55)
FS16 Iniciativas para melhorar a educação financeira por tipo de beneficiário. Parcialmente Perfil e Segmentos de Negócios > A SulAmérica (pg. 14)
Desempenho Socioambiental > Clientes > Produtos e Serviços > Produtos e Serviços Diferenciados (pg. 56)
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