Desenvolver, valorizar e reconhecer
Perfil dos colaboradores: a SulAmérica encerrou 2011 com 5.123 colaboradores, sendo 77% alocados no nível técnico/operacional.
Diversidade: programas para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) e jovens aprendizes são adotados pela Companhia. Em 2011, havia 94 PCDs em regime de quatro horas por dia e 93 aprendizes.
Rotatividade: a taxa de rotatividade da SulAmérica em 2011 foi de 18,74%. Excluindo-se o Call Center, estagiários e executivos, esse indicador cai para 12,9%.
Remuneração e benefícios: a remuneração dos colaboradores é composta por uma parcela fixa e outra variável, além de benefícios estabelecidos pela Convenção Coletiva de Trabalho dos Securitários (CCT). O menor salário pago pela Companhia no ano foi 181% maior do que o salário mínimo do País (R$ 545) e a diferença de remuneração entre homens e mulheres vem sendo reduzida ao longo dos anos.
2011 | 2010 | 2009 | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Feminino | Masculino | Proporção | Feminino | Masculino | Proporção | Feminino | Masculino | Proporção | |
Gerencial | 6.471,92 | 8.783,72 | 136% | 5.914,70 | 8.107,37 | 137% | 5.008,95 | 7.122,61 | 142% |
Técnico/ Opera-cional | 2.100,38 | 2.586,62 | 123% | 1.942,15 | 2.370,12 | 122% | 1.902,21 | 2.267,93 | 119% |
Vendas | 1.045,18 | 1.248,39 | 119% | 910,35 | 930,77 | 102% | 801,99 | 840,52 | 105% |
Total geral | 2.657,85 | 3.607,33 | 136% | 2.435,50 | 3.273,61 | 134% | 2.363,68 | 3.228,08 | 137% |
Recrutamento interno: a SulAmérica prioriza a promoção interna de colaboradores e divulga as vagas disponíveis e competências necessárias para ocupá-las de forma transparente. Em 2011, reestruturações realizadas em algumas áreas levaram à contratação de especialistas no mercado, reduzindo o índice de aproveitamento interno de 73% para 58%.
Avaliação de desempenho: no ano, 84,5% dos colaboradores foram avaliados por meio do sistema de Gestão de Performance e Desenvolvimento (GPD), exceto estagiários e colaboradores comissionados. Já as equipes de vendas, foram avaliados pelo programa Remuneração Extraordinária de Vendas (REX). A avaliação de executivos é realizada anualmente pelas metodologias 360º e Contrato de Gestão.
Treinamento: no ano, a Companhia investiu R$ 1,4 milhão em capacitação, inaugurou um novo centro de treinamento no Rio de Janeiro, Universas e lançou o Portal de Desenvolvimento de Líderes.
2011 | 2010 | 2009 | |
Participações1 | 32.202 | 67.655 | 61.661 |
Horas | 119.664 | 320.243 | 341.980 |
Cursos oferecidos | 75 | 105 | 93 |
Orçamento (R$ milhões)2 | 1,4 | 3,9 | 3,3 |
Qualidade de vida: diversas iniciativas incentivam a adoção de hábitos saudáveis, a prática esportiva e a prevenção de doenças. Destacam-se o atendimento nutricional nas duas principais unidades da SulAmérica, o programa Viver Bem de apoio em pedagogia psicologia, assessoria jurídica e serviço social e o programa de orientação a saúde (Saúde Ativa).
Saúde e segurança: a SulAmérica atende a legislação brasileira na promoção da saúde e segurança de seus colaboradores. Em 2011, foram registrados seis acidentes que somaram 3.504 horas de afastamento.
Total | Sem Call Center | |
Taxa de Lesões (TL) | 1,64 | 1,56 |
Taxa de Dias Perdidos (TDP) | 142,58 | 113,05 |
Taxa de Absenteísmo (TA) | 0,79 | 0,47 |
Direitos humanos: a Companhia é signatária de pactos para a promoção dos direitos humanos, treina seus colaboradores no tema em curso específico baseado em seu Código de Conduta Ética e mantém o canal interno "Compliance Escutando Você" para receber e tratar denúncias anônimas.
Canais internos: portal Intranet e canais diretos para suporte de diversas áreas de apoio são mantidos para facilitar a comunicação entre os colaboradores. A Companhia também disponibiliza um canal específico para registro de reclamações de clientes (familiares, amigos, conhecidos...).
Saiba mais em:
topo