01_ Os colaboradores são um dos principais ativos da SulAmérica para garantir qualidade de atendimento a clientes, corretores e parceiros de negócios. Por isso, a Companhia vai além dos requisitos trabalhistas e adota boas práticas de mercado na gestão do seu capital humano

Saúde e Odontológico Aquisição da Dental PLAN, lançamento de produtos e ampliação da certificação digital. + Saiba Mais
Automóveis Aumento da capilaridade, novos produtos e melhorias em precificação e gestão de sinistros. + Saiba Mais
Ramos Elementares Aprimoramento da política de aceitação de riscos e lançamento de novos produtos. + Saiba Mais
Pessoas (Vida e Previdência) Lançamento do Portal "Previdência Sem Blá Blá Blá" e adoção de novas tábuas atuariais. + Saiba Mais
Gestão de Ativos R$ 19,6 bilhões de ativos sob gestão, com classificação AMP-1 Muito Forte da S&P. + Saiba Mais

Colaboradores por Faixa Etária


Desenvolver, valorizar e reconhecer

Perfil dos colaboradores: a SulAmérica encerrou 2011 com 5.123 colaboradores, sendo 77% alocados no nível técnico/operacional.

Diversidade: programas para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) e jovens aprendizes são adotados pela Companhia. Em 2011, havia 94 PCDs em regime de quatro horas por dia e 93 aprendizes.

Rotatividade: a taxa de rotatividade da SulAmérica em 2011 foi de 18,74%. Excluindo-se o Call Center, estagiários e executivos, esse indicador cai para 12,9%.

Remuneração e benefícios: a remuneração dos colaboradores é composta por uma parcela fixa e outra variável, além de benefícios estabelecidos pela Convenção Coletiva de Trabalho dos Securitários (CCT). O menor salário pago pela Companhia no ano foi 181% maior do que o salário mínimo do País (R$ 545) e a diferença de remuneração entre homens e mulheres vem sendo reduzida ao longo dos anos.

  2011 2010 2009
  Feminino Masculino Proporção Feminino Masculino Proporção Feminino Masculino Proporção
Gerencial 6.471,92 8.783,72 136% 5.914,70 8.107,37 137% 5.008,95 7.122,61 142%
Técnico/ Opera-cional 2.100,38 2.586,62 123% 1.942,15 2.370,12 122% 1.902,21 2.267,93 119%
Vendas 1.045,18 1.248,39 119% 910,35 930,77 102% 801,99 840,52 105%
Total geral 2.657,85 3.607,33 136% 2.435,50 3.273,61 134% 2.363,68 3.228,08 137%

Houve mudança de cálculo nos dados publicados no Relatório de 2010, quando era utilizada a média dos salários do ano. Em 2011, foi utilizado o salário-base de dezembro e os números de 2009 e 2010 foram recalculados para refletir a mesma base de cálculo.

Recrutamento interno: a SulAmérica prioriza a promoção interna de colaboradores e divulga as vagas disponíveis e competências necessárias para ocupá-las de forma transparente. Em 2011, reestruturações realizadas em algumas áreas levaram à contratação de especialistas no mercado, reduzindo o índice de aproveitamento interno de 73% para 58%.

Avaliação de desempenho: no ano, 84,5% dos colaboradores foram avaliados por meio do sistema de Gestão de Performance e Desenvolvimento (GPD), exceto estagiários e colaboradores comissionados. Já as equipes de vendas, foram avaliados pelo programa Remuneração Extraordinária de Vendas (REX). A avaliação de executivos é realizada anualmente pelas metodologias 360º e Contrato de Gestão.

Treinamento: no ano, a Companhia investiu R$ 1,4 milhão em capacitação, inaugurou um novo centro de treinamento no Rio de Janeiro, Universas e lançou o Portal de Desenvolvimento de Líderes.

Participações nos cursos oferecidos pela Universas
  2011 2010 2009
Participações1 32.202 67.655 61.661
Horas 119.664 320.243 341.980
Cursos oferecidos 75 105 93
Orçamento (R$ milhões)2 1,4 3,9 3,3

1 O número de participantes é calculado a partir do histórico de cursos dos colaboradores. São contabilizados os cursos concluídos, o que inclui repetições no caso de um colaborador ter realizado mais de um curso.
2 Houve alteração na metodologia de cálculo em relação aos anos anteriores, quando os valores apresentados eram baseados no orçamento e não no realizado. A partir de 2011, os valores apresentados são baseados no realizado e os valores dos anos anteriores foram recalculados para refletir essa metodologia.

Qualidade de vida: diversas iniciativas incentivam a adoção de hábitos saudáveis, a prática esportiva e a prevenção de doenças. Destacam-se o atendimento nutricional nas duas principais unidades da SulAmérica, o programa Viver Bem de apoio em pedagogia psicologia, assessoria jurídica e serviço social e o programa de orientação a saúde (Saúde Ativa).

Saúde e segurança: a SulAmérica atende a legislação brasileira na promoção da saúde e segurança de seus colaboradores. Em 2011, foram registrados seis acidentes que somaram 3.504 horas de afastamento.

  Total Sem Call Center
Taxa de Lesões (TL) 1,64 1,56
Taxa de Dias Perdidos (TDP) 142,58 113,05
Taxa de Absenteísmo (TA) 0,79 0,47

Direitos humanos: a Companhia é signatária de pactos para a promoção dos direitos humanos, treina seus colaboradores no tema em curso específico baseado em seu Código de Conduta Ética e mantém o canal interno "Compliance Escutando Você" para receber e tratar denúncias anônimas.

Canais internos: portal Intranet e canais diretos para suporte de diversas áreas de apoio são mantidos para facilitar a comunicação entre os colaboradores. A Companhia também disponibiliza um canal específico para registro de reclamações de clientes (familiares, amigos, conhecidos...).

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