01_ A SulAmérica dissemina uma cultura de controles, baseada no cumprimento da legislação, nos princípios éticos e na transparência. Além de divulgar códigos e políticas, a Companhia investe em sistemas para identificar possíveis desvios

Saúde e Odontológico Aquisição da Dental PLAN, lançamento de produtos e ampliação da certificação digital. + Saiba Mais
Automóveis Aumento da capilaridade, novos produtos e melhorias em precificação e gestão de sinistros. + Saiba Mais
Ramos Elementares Aprimoramento da política de aceitação de riscos e lançamento de novos produtos. + Saiba Mais
Pessoas (Vida e Previdência) Lançamento do Portal "Previdência Sem Blá Blá Blá" e adoção de novas tábuas atuariais. + Saiba Mais
Gestão de Ativos R$ 19,6 bilhões de ativos sob gestão, com classificação AMP-1 Muito Forte da S&P. + Saiba Mais

Estrutura e processos de controle

As Auditorias Interna e Externa da SulAmérica estão vinculadas ao Conselho de Administração e reportam suas atividades ao Comitê de Auditoria. Desde 2010, a KPMG Auditores Independentes é a empresa de auditoria independente contratada para prestar serviços de auditoria externa relacionados à verificação das Demonstrações Financeiras. Em 2011, essa mesma empresa foi contratada para auditar as informações socioambientais e de governança corporativa divulgadas pela Companhia neste Relatório Anual. A Auditoria Interna planeja e coordena os trabalhos de auditoria preventiva e certifica a existência de controles internos adequados.

A SulAmérica dissemina uma cultura de controles por meio de um programa interno, além de campanhas, treinamentos, eventos e workshops com clientes, corretores, parceiros, colaboradores e sociedade em geral. Dois documentos são essenciais para fortalecer essa cultura: o Código de Compliance e o Código de Conduta Ética. Este último incluiu, no ano passado, diretrizes sobre a proibição de práticas de corrupção e outras questões socioambientais. No mesmo ano, foi criada a Política Anticorrupção, que consolida todas as orientações da Companhia acerca da ética nas relações com partes públicas e privadas.

A SulAmérica também desenvolveu sistemas operacionais capazes de identificar fraudes mediante o cruzamento de informações que permitem avaliar desvios de padrão de uso e demais irregularidades. Em 2011, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda, recebeu da Companhia quatro casos com indícios de lavagem de dinheiro, que serão apurados pelo Ministério Público e pela Política Federal.

Canais de denúncia:
Ouvidoria

Para esclarecimento de direitos e deveres dos reclamantes e prevenção e solução de conflitos, disponível pelo e-mail ouvidoria@sulamerica.com.br, pelo site institucional ou por correio (Caixa Postal 13.788, CEP 20210-972, Rio de Janeiro-RJ).

topo